Behind the tie chronicles.
Antes de falar desse álbum, mais especificamente de uma música que me agrada bastante, é necessário fazer uma separação clara entre autor e obra. Ed Motta é uma figura controversa, com muitas declarações polêmicas que, no fundo, escondem uma pessoa de sensibilidade incrivelmente apurada, capaz de compor belíssimas e cativantes canções.
A bem da verdade, Ed. Motta nunca lançou um disco mediano. Desde os tempos de Conexão Japeri, ele se destacou com uma produção milimetricamente calculada, mesmo sendo tão jovem. Demonstrou isso no pop funk de "Manuel" e na pegada dançante de "Manual Prático...". Sua carreira é repleta de composições brilhantes, com dezenas de músicas de jazz incríveis que evoluíram até culminarem no que considero sua grande obra-prima: "Behind the Tie Chronicles", lançado no final de 2023. Este álbum é o ápice de um caldeirão de gêneros musicais que sempre foram característicos do Ed.
Eu simplesmente não me canso de ouvir este álbum, especialmente nos fins de tarde. Minha música preferida é a segunda faixa que começa de forma dramática e cheia de suspense com um som de teclados, sendo quebrada rapidamente por sons de pratos de baterias que a fazem evoluir para uma mistura de soul music com jazz. Chama-se "Slumberland", uma faixa repleta de orquestrações com cravos, instrumentos de sopro inporporados milimetrricamente, vozes de apoio dramáticas nos refrões, e com o som dos teclados servindo de base quase que o tempo inteiro, mas se destacando nos momentos os quais parecem que sonhamos acordados ao escutarmos. É incrivelmente linda. Segundo o próprio Ed, essa música é inspirada em uma história em quadrinhos lançada nos anos 1900, criada pelo inventor da animação, cujo nome me foge agora à memória. Esse quadrinista, que criou a animação que influenciou essa faixa de Ed Motta, também influenciou Salvador Dalí, ajudando a "criar" o surrealismo. Isto nos serve para ver a profundidade com que os trabalhos de Ed. Motta são feitos, carregados de indicações que nos fazem ter vontade de ir em busca.
Abaixo, o link do vídeo clipe oficial da música.
Comentários
Postar um comentário