Curadoria da Coragem

Tenho uma pasta no Google Drive com contos, crônicas e poesias, totalizando 378 textos escritos entre 2008 e 2024. A maioria deles não tem grande valor; são textos introspectivos que refletem muito mais meu eu daquele período – algo que, convenhamos, não é particularmente interessante – do que qualquer coisa que possa despertar o interesse.

No entanto, estou fazendo uma curadoria e relendo muitos desses textos. Há até um livro inacabado, várias poesias, muitos microcontos e algumas crônicas. Esse processo tem reaberto antigas feridas, e machucar-se é inevitável. Escrevi muito durante momentos de crise, muitas vezes com um processo criativo autodestrutivo.


Apesar disso, há muita coisa que me agrada, textos que eu gostaria de deixar disponíveis por alguns anos, caso o destino me leve antes do "tempo certo".

Retomei o hábito da leitura recentemente e, em 15 dias, estou terminando meu segundo livro, "Viva o Povo Brasileiro", de João Ubaldo Ribeiro. Quanto mais leio, mais sinto vontade de escrever no presente; de ler meu passado, revisá-lo e publicá-lo aqui. Uma verdadeira curadoria da coragem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É nessa época.

Redação Enem 2013